segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O CHÁ



Hoje ás 21H no Teatro Atheneu, dentro da programação do Festival de Artes Cênicas "O CHÁ". Uma comédia divertida e emocionante, texto de Zelda Leite, direção de Ivo Adnil e grande elenco.
E aí vamos encerrar agosto dando boas gargalhadas!?

domingo, 30 de agosto de 2015

“DEVIR”, da “Espaço Liso Cia. de Dança”



“DEVIR”, da “Espaço Liso Cia. de Dança” com coreografia, concepção e direção de Ewertton Nunes, será apresentado hoje, no Teatro Atheneu, às 21, no Festival Sergipano de Artes Cênicas 2015 com entrada franca.

O projeto tenciona dar continuidade à pesquisa da companhia em aproximar a dança contemporânea de outras linguagens tais como o teatro e o audiovisual. Esteticamente inspirado na filmografia do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, o espetáculo extrai das narrativas dos seus filmes, a essência de personagens complexas que agem impulsionadas pelos desejos e que por eles são modificadas o tempo inteiro, num devir constante da vida onde a morte seria o limite desse processo. Nessa perspectiva, as transformações aconteceram dentro e fora das personagens. Trazendo à tona reflexões sobre gênero, condutas morais, violências e limites éticos. O espetáculo deixa no ar algumas provocações: Vale tudo pelo desejo? Eu serei o mesmo no instante seguinte? Até que ponto a liberdade não é violenta?

Um espetáculo forte cenicamente, poético e elaborado para gerar reflexão filosófica sobre transformação permanente dos seres para o seu máximo ou para o seu mínimo, como a água que congela ou derrete. Os intérpretes dançam a transitoriedade do presente frente aos acontecimentos, o presente como uma consequência do passado e um processo para o futuro que começa no segundo seguinte. A predominância de cores fortes no cenário, figurino e iluminação faz alusão ao estado bruto dos sentimentos humanos, dos desejos intensos. Projeções e elementos de cena dão poesia à encenação. A ideia de “corpos-líquidos” foi aplicada na concepção coreográfica com finalidade de comunicar o transitório, o adaptável dos corpos no contato com o espaço e com outros corpos e outras sensibilidades.
“Visto que a temporalidade predominante do ser é a do presente (com o passado e o futuro como seus modos deficientes), o puro devir-sem-ser significa que dever-se-ia evitar o presente –ele nunca “ocorre efetivamente”, ele é “sempre iminente e já passou”. (Gilles Deleuze)A p

A Espaço Liso Cia. De Dança dialoga com a proposta de Almodóvar quando apropria-se de outras artes para se fazer comunicar . A inserção de uma dramaturgia nos espetáculos é uma característica da Cia. desde a fundação. Devir extrai da obra do espanhol alguns dos temas de maior recorrência em sua filmografia: a traição, a obsessão, a solidão, a sexualidade transgressiva e o transformismo; as sequências com revelações, reviravoltas, crueldades, assassinatos; os fetiches sexuais , as motivações pouco convincentes e o inverossímil. Em Almodóvar o ser e não ser alternam-se na mesma aparição, de forma que é impossível fixá-los através da contradição pois eles dançam, sem parar, na margem “entre a delícia e a desgraça, entre o monstruoso e o sublime”. Devir busca o paradoxo dessa coexistência de realidades contraditórias, sem que nenhuma delas reivindique o ser de sua verdade.



O espetáculo da Espaço Liso aproxima a linguagem da dança contemporânea do universo estético do cineasta espanhol Pedro Almodóvar e do pensamento Deleuziano sobre o Devir. Devir significa a mudança constante que o ser humano passa em sua história. A palavra foi utilizada primeiramente por Heráclito e seus seguidores. A metáfora das águas de um rio, que continua sempre o mesmo, mesmo que suas águas mudem constantemente explicaria o devir . É a eterna mudança do homem, o qual todo dia é um novo ser, todo dia é diferente do dia anterior.

As personagens criadas por Almodóvar em suas obras servem para exemplificar o constante estado de transformação das coisas no contato com os acontecimentos. E a força que impulsiona esses movimentos do passado para o presente e do presente para o futuro é o desejo. Nessa perspectiva, a inspiração nos conflitos propostos pelo cineasta provocou na companhia o interesse em dançar uma obra rica em cores, conceitos, psicologia e acima de tudo transitoriedade.



"Devir é, a partir das formas que se tem, do sujeito que se é, dos órgãos que se possui ou das funções que se preenche, extrair partículas, entre as quais instauramos relações de movimento e repouso, de velocidade e lentidão, as mais próximas daquilo que estamos em vias de tornarmos, e através das quais nos tornamos. É nesse sentido que o devir é o processo do desejo. Esse princípio de proximidade ou de aproximação é inteiramente particular, e não reintroduz analogia alguma. Ele indica o mais rigorosamente possível uma zona de vizinhança ou de co-presença de uma partícula quando entra nessa zona". (Devir em Deleuze e Guattari - Mil Platôs )



FICHA TÉCNICA

Intépretes: Catarina Andrade, Eden Brísio, Ewertton Nunes, Luanda Ribeiro, Rosana Costa, Fábio São José


Iluminação: Sérgio Robson


Sonoplastia: Dean Carregosa


Concepção, Coreografia e Direção: Ewertton Nunes


Classificação: 18 anos


BR 00 - Saltimbancos na estrada



Hoje no Teatro Tobias Barreto ás 17H na programação do Festival de Artes Cênicas 2015. Um espetáculo para toda família.

O BR 00 – Saltimbancos na estrada tem como estética os antigos filmes do cinema mundial.

Sendo toda em preto e branco, muda e legendada, a peça conta a história de duas pessoas que, por motivos distintos, buscam na estrada novos rumos para suas vidas. Ao se conhecerem, decidem trilhar juntos esta longa “BR” que os guiará em busca de um novo horizonte.

Porém, esta dura vida de mambembes, os problemas de convivência e a dificuldade em conseguirem dinheiro, obrigam os nossos dois personagens a descobrirem e reinventarem novas maneiras de conseguirem seu sustento.

Assim, ao longo dessa estrada, veremos as desventuras de Branco e Augusto, dois carismáticos saltimbancos, mostrando que a vida, assim como a “BR”, pode trazer uma surpresa a cada curva.

BR 00 – Saltimbancos na estrada foi contemplado com o prêmio Myriam Muniz e teve suas diversas apresentações realizadas em festivais de importância nacional e inúmeras cidades da Brasil.

Desejamos a todos uma boa viagem.


sábado, 29 de agosto de 2015

Espetáculo BOI DE BARRO FRAGMENTOS


Hoje no Teatro Lourival Batista às 20H o espetáculo BOI DE BARRO FRAGMENTOS com o grande ator César Leite, dentro da programação do Festival de Artes Cênicas.

A performance espetáculo é baseada nos Autos Dramáticos, onde retrata a morte e ressurreição do Boi; tenta buscar na essência da arte, da dança e do teatro popular uma forma de favorecer um maior envolvimento entre o público e a cultura popular, proporcionando uma relação com o imaginário das Danças Dramáticas, onde o corpo e a arte interagem-se a partir dos elementos simbólicos das manifestações tradicionais populares do Auto do Boi.
Um enredo que mistura drama, comédia, literatura de cordel, música e dança.
Desenvolve-se em torno da lenda do fazendeiro que tinha um boi de raça muito bonito e querido por todos. Na fazenda trabalhavam Mateus casado com Catirina. Um dia Catirina engravidou e teve um desejo estranho, o de comer a língua do boi. Mateus fica desesperado, mas com medo de Catirina perder o filho que esperava, caso o desejo não fosse atendido, resolve matar o boi para atender o desejo da mulher.
O patrão percebe o sumiço do boi e sai à procura de Mateus para castigá-lo pelo seu ato anti-social. Mesmo castigado, Mateus fica com pena do patrão por ter matado o seu boizinho preferido, tenta então reverter à situação e lança mão de Pajelança e Rezas para assim ressuscitá-lo, e o milagre acontece. O boi ressuscita, e tudo termina com muita alegria e festa.
Elementos utilizados no espetáculo: Boi, Boizumbá, Cazumbá, Guerreiro, Velha Rezadeira, Boneca, Burrinha, Dois Baús e dois cestos.
Tempo de apresentação do espetáculo: 50 minutos
Classificação etária: Livre




quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Vulcão e Senhora dos Restos no Festival de Artes Cênicas

"Vulcão", abrilhantou a abertura da programação do Festival de Artes Cênicas no Teatro Tobias Barreto. Encenado pela atriz, Diane Veloso, o espetáculo do Grupo Teatral Caixa Cênica com direção de Sidnei Cruz e texto de Lucianna Mauren foi gerado através de fragmentos da memória da atriz.





"Senhora dos Restos" emocionou o público na segunda noite do Festival em duas sessões lotadas. A atriz Isabel Santos encenou os dramas vividos por moradores de rua em uma crítica social abordada no texto do dramaturgo sergipano Euler Lopes.








segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Série: Divas do Teatro Sergipano

Diane ARTE Veloso


Dona de um sorriso de batom vermelho, com tatuagens marcantes, roupas com estilo próprio e personalidade forte e doce és Diane Veloso.

A trajetória artística é extensa e totalmente voltada para a arte. Começou sua carreira as 16 anos e de lá pra cá não parou mais atuou, produziu, dirigiu importantes trabalhos, alguns deles como: atuou no espetáculo “Bodas de Sangue” dirigido pelo carioca Sidnei Cruz - 1997, espetáculo “Ditirambos” dirigido por Moncho Rodrigues – 2001, “Desvalidos” com o Grupo Imbuaça e direção de Rodolfo Vasquez – 2004. Caixa Cênica seu grupo atual tem 13 anos e segue a linha do teatro contemporâneo partindo da necessidade de estudar a sua forma mais densa. No currículo do grupo o espetáculo “Respire e conte até 10!” dirigido por Sidnei Cruz se tornou referência nacional.“Felicidade conjugal ou quase isso” com direção de Celso JR foi premiado pelo Edital Myriam Muniz 2009 da Funarte, em 2012 estreou o espetáculo “O Natimorto – um musical silencioso” onde dirigiu e atuou e o projeto também foi aprovado pelo edital Myriam Muniz 2011 da Funarte, ainda em 2013 estreou o espetáculo “Saluba.Medeia” direção Celso Jr, também premiado pelo Edital Myriam Muniz 2012 da Funarte, esse ano estreou seu primeiro solo “Vulcão” dirigido pelo Carioca Sidnei Cruz, o espetáculo fez sua primeira temporada e participou do projeto “Caravana Três Marias” de Salvador e foi selecionado para o Festival Sergipano de Artes Cênicas 2015. Ainda no currículo do grupo tem os espetáculos “Duas histórias de amor” direção de Fábio Rodriguez – 2007 e “Pela Janela” direção Maicyra Leão – 2011.

No cinema atuou e realizou a produção de elenco no longa-metragem Orquestra de Meninos. Em 2014 dirigiu e atuou no Curta “Para Leopoldina” inspirado na história de vida de sua tia avó, a história contada é de Lúcia, uma mulher onde recebeu o premio de Melhor Atriz no Curta-SE2014.

Diane é vocalista da banda “A Banda dos Corações Partidos onde divide com Alex Santana um dos grandes nomes da cena musical sergipana não só os palcos, mas as trilhas e a vida. A linha é entre o cômico e trágico e as canções melosas e drámaticas são interpretadas com maestria. A banda já tem um CD lançado e trabalha em um novo projeto.

Apresentadora do Programa de cinema da TV Aperipê, o “Programa Olha aí” é considerado uma produção pessoal, de forte importância para o cenário audiovisual do Estado, o programa se tornou popular ao ponto de ser reconhecida na rua.

Atuando, produzindo, cantando ou apresentando Diane exala Arte de uma forma completa. Uma artista que respeita o palco e a plateia e que inspira muitos que estão ingressando na arte assim como eu.



Banda dos Corações Partidos-Foto Marcelinho Hora



Felicidade conjugal ou quase isso-Foto Zak Moreira


Pela Janela-Foto Marcio Lima


Natimorto-Foto Victor Balde


Saluba Medeia-Foto Victor Balde


Vulcão-Foto Marcelinho Hora

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Secult divulga programação do Festival de Artes Cênicas 2015


O Instituto Banese e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulgou nesta quarta-feira, 20, a lista dos espetáculos aprovados para o Festival de Artes Cênicas 2015, que envolve o V Festival Sergipano de Teatro e a IX Semana de Dança. Ao todo, 29 projetos atenderam as determinações do edital público de seleção, nas categorias de teatro, dança e circo.

Promovido pelo Instituto Banese e pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), o Festival contempla público de diversos gostos e faixas etárias. Os espetáculos serão apresentados entre os dias 25 de agosto e 13 de setembro, nos Teatros Tobias Barreto, Atheneu, Lourival Batista e pelas ruas de Aracaju.

Para o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, o Festival é um meio democrático de incentivar e fomentar as artes cênicas em Sergipe. “A Secult tem fortalecido as artes cênicas através de iniciativas efetivas, a exemplo da Temporada Mariano, que só entre março e junho já atingiu mais de 1200 expectadores, como também com o Edital Cezar Macieira” ressalta.

Além de apoiar o artista, a intenção do Festival é incentivar a formação de plateia, levando cultura para o público e tornando a cena teatral cada vez mais sustentável. Ao todo o edital disponibilizou R$ 120mil para ser dividido entre as três categorias. O apoio cultural varia de R$700 a R$4mil, de acordo com o tempo de apresentação e o número de componentes de cada espetáculo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

25 de Agosto
Local: Teatro Tobias Barreto
20H - VULCÃO (CAIXA CÊNICA - TEATRO) - SE

26 de Agosto
Local: Teatro Lourival Batista
20h - SENHORA DOS RESTOS (DICURI PRODUÇÕES - TEATRO) - SE


28 de Agosto
Local: Teatro Lourival Batista
17H - ANANSE, UMA LENDA AFRICANA (MAIA PRODUÇÕES - TEATRO) - SE
Local: Teatro Atheneu
21H - TRÊS FLORES (QUIPROCÓ - TEATRO) - MG

29 de Agosto
Local: Teatro Lourival Batista
20H - BOI DE BARRO FRAGMENTOS (CÉSAR LEITE - TEATRO) - SE
Local: Teatro Atheneu
21H - TRÊS FLORES (QUIPROCÓ - TEATRO) - MG

30 de Agosto
Local: Teatro Tobias Barreto
17H - BR 00 -SALTIMBANCO NA ESTRADA (CIA UAAAU! - TEATRO) - SE
21H - DEVIR (ESPAÇO LISO DE DANÇA - DANÇA) - SE


31 de Agosto
Local: Teatro Atheneu
21H - O CHÁ (GRUPO MONTECOURT - TEATRO) - SE


01 de Setembro
Local: Praça Fausto Cardoso
16H - DANDO NÓ EM PINGO D'ÁGUA (EITCHA COMPANHIA DE TEATRO - TEATRO) SE
20H - ÁGUAS (GRUPO UM QUÊ DE NEGRITUDE - DANÇA) - CONVIDAD0 (SE)


02 de Setembro
Local: Praça Fausto Cardoso
16H - COMO NASCE UM SANTO (GRUPO TEATRAL BOCA DE CENA) - SE
Local: Teatro Tobias Barreto
20H - ENIGMA (CIA NOVA ERA - DANÇA) - SE
21H - RITUAL DE FOGO (CIA CONTEMPODANÇA - DANÇA) - SE


03 de Setembro
Local: Praça Fausto Cardoso
16H - A FARSA DOS OPOSTOS (GRUPO IMBUAÇA - TEATRO) - SE
Local: Teatro Atheneu
20H - DESABAFO (IRMÃOS DE RUA - DANÇA) - SE
20H30 - A ROSA E O VENTO (CIA DE DANÇA LOUCURAT - DANÇA) - SE

04 de Setembro
Local: Teatro Atheneu
20H - SENTIDO PRÓPRIO (CIA NELSON SANTOS - TEATRO) - SE
21H - SERGIPE MINHA TERRA (CIA CARPE DIEM - DANÇA) - S
E

06 de Setembro
Local: Teatro Tobias Barreto
20H - O DOENTE IMAGINÁRIO (STULTIFERA NAVIS - TEATRO) - SE


08 de Setembro
Local: Teatro Atheneu
16H - O FILHO DA FIGUEIRA (MAMULENGO CHEIROSO - TEATRO) - SE
20H - NA CENTRAL DO BRASIL - SE


09 de Setembro
Local: Museu da Gente Sergipana
16H - O AMOR DE FILIPE E MARIA E A PELEJA DE ZERRAMO E LAMPIÃO (TEATRO DE CORDEL DA RABECA - TEATRO) - SE
Local:Praça Fernando Collor (CIRCO GOLD STAR)
19H30 - O CIRCO SEM LONA (CIA GENTILEZA DE ARTES INTEGRADAS) -SE
20H30- A ARTE NO PICADEIRO (CIRCO GOLD STAR-CIRCO)-SE


10 de Setembro
Local: Museu da Gente Sergipana
16H - FAZ DE CONTA (COMPANHIA PONTO DE TEATRO - TEATRO) - SE
16H30 - DESCORTINANDO SERGIPE (CIA COBRAS E LAGARTOS - CIRCO) - SE

Local: Lourival Batista
19H - CERIMÔNIA SATED


11 de Setembro

Local: Museu da Gente Sergipana
16H - FARRATATAIA SERGIPANA (GRUPO DE TEATRO OITEIROS - TEATRO) - SE
Local: Lourival Batista
20H - PASSAGEM DAS HORAS (CIA DE TEATRO VINHO E ALMA - TEATRO) - SP

12 de Setembro
Local: Lourival Batista
20H - PASSAGEM DAS HORAS (CIA DE TEATRO VINHO E ALMA - TEATRO) - SP

13 de Setembro
Local: Viaduto do D.I.A.
19H40 - ÁGUAS (TRÊS MARIAS - CIRCO) - SE
Local: Teatro Tobias Barreto
20H - DOMUM (JULIA DELMONDES - DANÇA) - SE
20H30 - MENINA MIUDA (GRUPO DE TEATRO ATUALONA - TEATRO) - SE








Fonte: http://cultura.se.gov.br